Você pode estar se perguntando: por que fractoscópio?
13/07/2014 18:55
Do mesmo jeito que um microscópio ou caleidoscópio, o fractoscópio também é um instrumento de ver as coisas. Neste caso, trata-se de um instrumento imaginário que criei para visualizar as formas fractais, fragmentadas que compõem um todo.
Mais que um instrumento em si, o fractoscópio é uma forma de ver, um tipo de percepção. Gosto de me deter em um tema qualquer e analisar suas partes componentes, pois penso que pela compreensão dos detalhes chegarei à compreensão do todo.
Esta é a forma como vejo as artes e as ciências em geral, assim como a comunicação humana pelas redes telemáticas: um gigantesco mosaico neolítico de inúmeras partes que se fundem e se misturam, que se relacionam e se influenciam mutuamente ao infinito, cuja visão minuciosa das partes por vezes nos parece impossível.
Em nosso momento histórico atual, em que proliferam tantas vertentes e estilos, penso que utilizar o fractoscópio parece interessante: com ele, podemos ver os pedaços coloridos que compõem nosso mosaico tecnológico-digital tão rico e, quem sabe, isto nos ajude a compreender o espírito de nossa época.
Leia também: